quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Objetivo do blog

Este blog tem por objetivo socializar e refletir sobre as experiências de Estágio realizadas no semestre 2010.1. Assim também como avaliação parcial do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia III, no campus IV, UNEB - Jacobina. O Estágio é um componente curricular dos cursos de Formação de Professores com carga horária total de 400 horas, definida pelos Pareceres do Conselho Nacional de Educação de 2001 (CNE/CP n/ 01 e 02 de 2001).

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Informações da escola

ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO XAVIER DE OLIVEIRA
Rua Margem Rio Ouro, s/n.
Bairro: Leader - Jacobina - BA - CEP: 44700-000. 
Telefone: (74) 3621-2889
               (74) 3621-6440

SÉRIE: 5ª Vespertino
Professora Regente: Valéria Ferreira Lima
Professora Estagiária: Custódia Maria da S. Neta

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Resumo das aulas 1 e 2

Conteúdo:  O que é um mapa?

Na primeira aula, apliquei uma dinâmica para apresentação dos alunos, onde o outro colega apontava caracteristicas do colega sentado ao lado, assim conheci algumas caracteristicas dos alunos. Me apresentar e conversei com a classe sobre regras que seriam aplicadas e objetivos do estágio. 
Iniciei a aula solicitando que eles desenhassem o trajeto de sua casa a escola e com base no desenho feito, apliquei o conteúdo – O que é um mapa? Apontado a importância dos mapas e como ocorreu o seu desenvolvimento. 
Levei a escola três mapas que abordam temas diferentes e fizemos uma discussão do tema abordados pelos mesmos. 
No final da aula solicitei que respondessem questões do livro didático da páina 25.

















































segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Resumo das aulas 3 e 4

Conteúdos:   Orientação e Linhas Imaginárias

Iniciação da aula com a correção da atividade – Página 25. 
Após Iniciei diálogo com vistas a conhecer o que os alunos sabem sobre o tema apresentando mapas, inserindo o conteúdo em meio as discussões e fazendo relações ao convívio do aluno.
Para fixar o conteúdo apliquei um jogo - Rosa dos Ventos - onde os alunos indentificavam os pontos cardeais e colaterais na rosa dos ventos. 
Atividade para casa – escrita no quadro.
Iniciei o conteúdos - Linhas imaginárias, apenas uma introdução para ser explanado na próxima aula. 
Percebendo a dificuldade que os alunos tinham com relação a cartografia e orientação, procurei desenvolver atividades lúdicas, jogos onde os mesmo aplicassem o conteúdo de forma prazeirosa.  



domingo, 22 de agosto de 2010

Resumo aulas 5 e 6

Conteúdos: Linhas Imaginárias e Escala

Correção da atividade da aula anterior.
Após a correção, iniciei a aula expositiva dialógica com auxílio de mapas,  retornando ao que foi explanado na aula anterior com relação ao conteúdo - Linhas imaginárias - e mostrando também diferentes tipos de escalas para que podessem ser discutidos.
Para fixação do conteúdo - Linhas imaginárias - apliquei uma dinâmica, onde dividia a sala em norte e sul com uma linha cortada no centro (paralelo - Equador) e também uma outra linha (meridiano - greenwich), onde dividia a sala em Leste e Oeste ou Hemisfério ocidenteal e oriental. Na sala tinha questões colocadas para que os mesmos encontrassem (onde eu indicasse o ponto) e respondessem.
Na dinâmica percebi ainda muita dificuldade na localização dos pontos e a confusão que eles faziam. Porém, no decorrer da aplicação eles foram entendendo a localização dos pontos e desenvolveu uma boa dinâmica com clima de competição. 
No final passei uma atividade de fixação - Para casa - no quadro.
 

sábado, 21 de agosto de 2010

Projeto: História da minha cidade, minha história


Justificativa
 
Conhecer a história de lugares que significativos em nossa vida permite reconhecer que somos parte dessa história. Além disso, aprofunda os conhecimentos já construídos a respeito das mudanças que ocorreram em nossa cidade, em função dos avanços tecnológicos, do modo como os agrupamentos humanos ocuparam o espaço urbano, das necessidades e anseios das pessoas para responder a diferentes demandas. Conhecer as mudanças, relacioná-las ao momento em que ocorreram, identificar algumas de suas causas é também perceber como a história interfere em nossas vidas. 
Nesse sentido a cidade em que vivem será o laboratório para o desenvolvimento do projeto trazendo o cotidiano do aluno para aula. O que não se trata de ensinar o aluno a realidade de sua localidade, mas fazê-lo refletir sobre a cidade em que vive e o seu modo de vida.
 

OBJETIVOS:

  • Conhecer as mudanças que aconteceram através do tempo, na paisagem da cidade e do bairro onde fica a escola, identificando-as às ações do homem em seu meio.
 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
·        Conhecer os processos de origem das cidades;
·        Rever a história de Jacobina;
·        Identificar como ao longo da história as paisagens urbanas está em constante mudança.
·        Expor trabalhos elaborados;
·        Compreender as transformações ocorridas na cidade.
Criar poemas, poesias e/ou paródia a partir do conteúdo exposto;
·        Compreender os problemas ambientais do meio urbano – causas e conseqüências.
·        Analisar o percurso do Rio do Ouro, os lançamentos de dejetos e suas conseqüências para o bioma.
 
CONTEÚDOS

·        História de Jacobina;
·        Mudança da paisagem;
·        Origem das cidades.
·        Cidade e meio ambiente;
·        O Rio do Ouro.
 

METODOLOGIA

 
Propomos o exercício metodológico da leitura da paisagem para o entendimento do espaço urbano, mas exatamente da paisagem da cidade de Jacobina. Pois, se utiliza muito o livro didático como recurso metodológico, sendo este escritos normalmente por escritores que vivem nas grandes metrópoles brasileiras, que, por conseguinte, predominam as ilustrações destas cidades, bastante distantes da realidade do aluno que se encontra fora destas localidades, como é o caso da turma de aplicação desse projeto, assim é de extrema importância que inclua a realidade do aluno no conteúdo trabalho em sala de aula.
Além da metodologia mencionada acima, será trabalhado a escrita e criatividade dos alunos na elaboração de poemas, poesias e/ou paródia. Tais atividades serão construídas em grupo com intuito da associação do conhecimento, que os alunos possam ajudar um ao outro, para desenvolver a atividade.


PÚBLICO ALVO:

  • Alunos do Ensino Fundamental (5ª série) Da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira


PERÍODO DE DURAÇÃO:

  • 19 a 30 de Julho


APRESENTAÇÂO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS:

  • 30 de Julho - auditório da escola.
 

RECURSOS:
 
  • Livros;

  • Projetor de multimídia – data show;

  • Apostilas;

  • Cartazes (papel metro);

  • Vídeos;

  • Músicas;

  • Outros.

 
AVALIAÇÃO
 

Como produção final, os alunos irão construir um livro coletivo em que contem informações a respeito da cidade de Jacobina, assim como também as atividades elaboradas pelos alunos. Este texto pode ser enriquecido com diversos registros visuais (fotos, desenhos).
Durante a construção desse livro será avaliado a participação dos alunos nas discussões, interpretações, elaborações e desempenho nas apresentações das atividades.

REFERÊNCIAS:

AMORIM, Eliã Siméia Martins dos S; COUTINHO, Rosilda Valois (orgs.). Quem inventou Jacobina? Iniciando a pesquisa na escola básica. Jacobina, Bahia: Editora Rabisco, 2005.

ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges; RIBEIRO, Costa Wagner. Construindo a Geografia: Uma janela para o mundo. São Paulo: Moderna, 2005.

ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges; RIBEIRO, Costa Wagner. Construindo a Geografia: Uma janela para o mundo. São Paulo: Moderna, 1999.

BRANDÃO, Maria de Azevedo; CARDOSO, Suzana Alice Marcelino (orgs.). Jacobina: passado e futuro. Jacobina, Bahia: Acija, 1993.

Editora Moderna (org.). Projeto Araribá: Geografia. São Paulo: Moderna, 2008.

SAMPAIO, Alan; OLIVEIRA, Valter de(orgs.). Arte e Cidade: imagens de Jacobina. Salvador: EDUNEB, 2006.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Resumo aulas 7 e 8

    
                        
                    Conteúdo:   História de Jacobina;  
                                          Mudança da paisagem;
                                                                Origem das cidades.
     Iniciei a aula expositiva (origem das cidades) relacionando a história de origem  de jacobina) com a apresentação em power-point, apresentando magens de Jacobina atuais e antigas.
      Após solicitei que os alunos forassem equipes, quatro de seis componentes  e distribuir livros e materiais trazidos pelos alunos que abordem da história de Jacobina para que os alunos lessem e criassem poemas ou paródias para apresentar em sala e incluir no livro.
     Porém os alunos não conseguiram fazer as poesias e fizeram textos. Após o término, foram apresentados os trabalhos. 
     Atividade para casa – Solicitar que os alunos entrevistem pessoas mais velhas do bairro em que mora e identifique as mudanças ocorridas no bairro em que moram. Para os alunos que moram no bairro, fazer perguntas referentes ao Rio do Ouro.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Resumo das aulas 9 e 10

            Conteúdos: Cidade e meio ambiente;
                              O Rio do Ouro;
                              História do bairro.

     
Nesta aula estava programado a discussão em classe a partir das pesquisas, porém não 
teve a aula da segunda, somente a da quarta que é o 5º horário. Assim, não 
disponobilizando de muito tempo para a aula, discutimos apenas  a situação atual doRio 
do Ouro, suas causas e consequencias e ao final solicitei que eles desenhassem o Rio 
Ontem e o Rio Hoje de acordo com os poemas do Doracy Lemos.
Estava programado também uma visita in loco no Rio do Ouro para observar ao longo do
percurso do rio e o lançamento de dejetos e discutir qual a consequência na biodiversidade
local, porém não teve também esta aula.
      Como atividade para casa solicitei uma produção textual do conteúdo exposto e discutido
      em sala.








quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Resumo da aula 11 e 12

Aula de Revisão  - Com auxílio de uma atividade que solicitei que respondessem em casa, inicei a aula, corrigindo discutindo e tirando dúvidas. Nesta aula, ouve grande participação dos alunos, pois os mesmos sabiam que o conteúdo revisado cairia na avaliação.
No final recolher todos os trabalhos do livro para a montagem do mesmo.

Aplicação da avaliação -Leitura da avaliação e explicação das questões.